Jogos sem Fronteiras 2019

Posted on Posted in Notícias 2019

Dia 12 de julho a AFACIDASE realizou mais uma edição dos Jogos Sem Fronteiras. Esta é uma atividade que se tem realizado ao longo de vários anos e que traz até à Relva da Reboleira (Sameiro) cerca de 120 a 150 pessoas oriundas de várias instituições dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Viseu.

Este ano tivemos o prazer de receber a ABPG – Associação de Beneficência Popular de Gouveia, APPACDM da Covilhã, Associação de Apoio à Criança do Distrito de Cas­telo Branco, Associação Paz e Bem – Pde José Miguel, APSCD Fornos de Algodres, Cooperativa Vários, Fundação Aurora Borges, CERCIG, CSCR Lamegal e Lar Residen­cial S. José – Quinta do Pezinho.

Tal como nos anos anteriores, o dia foi passado no Skiparque, onde foram realiza­dos vários jogos na parte da manhã, numa espécie de caça ao tesouro e diversas atividades de lazer na parte da tarde, como o slide, a canoagem e o trabalho árduo para o bronze. Os utentes das várias instituições puderam divertir-se e aproveitar um dia pleno de alegria, atividade e muito dinâmico. O almoço foi servido num ambiente de partilha, pela AFACIDASE, nas imediações do espaço onde decorreram as atividades.

Esta atividade continua a ser possível com o apoio de diversas entidades como é o caso do Skiparque, Câmara Municipal de Manteigas, padaria Pão da Vila, Bombeiros Voluntários de Manteigas, empresa de publicidade Via Rápida e Professor Carlos Bombas. Para além disso, este é um projeto cofinanciado pelo Programa de Finan­ciamento a Projetos pelo INR, I. P.

Para o ano lá estaremos de novo!

Testemunho de um amigo

Posted on Posted in Notícias 2019

O Sr. José Carlos Santos foi formador de pastelaria dos utentes e colaboradoras da AFACIDASE, no âmbito da rubrica de Formação do projeto “Ateliê de Doçaria” candidatado à da Missão Continente 2017.

Para além de formador, o Sr. José Carlos tornou-se um amigo da instituição, tendo já auxiliado a produção do ateliê em algumas ocasiões e tendo-nos recebido no seu estabelecimento (Padaria Dias) para uma visita à zona de produção de padaria e pastelaria.

O nosso bem-haja ao Sr. José Carlos e à Padaria Dias por este testemunho e por todo o apoio prestado à AFACIDASE.

18º Aniversário AFACIDASE

Posted on Posted in Notícias 2019

Celebrámos a maioridade, como bem gostamos, em família 
As festividades iniciaram com a cerimónia de abertura do 18º aniversário na nossa sede. Recebemos com muito carinho a nossa amiga Encarnación Pérez Alvarez, a impulsionadora desta causa que hoje completa 18 anos de vida!
A festa continuou na Filarmónica Popular Manteiguense – Música Nova, com uma degustação de vinhos Quinta dos Termos e um jantar servido pelo Restaurante O Olival.
Fomos brindados com uma fantástica noite de fados, nas vozes de Isabel Bicho e José Juvenal. Terminámos os festejos com os parabéns à nossa AFACIDASE!
Obrigado a todas as pessoas e entidades que colaboraram esta noite maravilhosa.
A totalidade dos fundos angariados com este jantar revertem para a AFACIDASE!

 

 

 

Ao consignar está a dar-nos um lar – IRS 2018 🤗

Posted on Posted in Notícias 2019

Na hora de preencher a sua declaração de IRS, consigne 0,5% à AFACIDASE.

Este gesto solidário não tem qualquer custo para si.

Quem optar por IRS automático deve escolher a entidade a consignar até dia 31 de março.
Através do Portal das Finanças, em Comunicar entidade a consignar IRS, clique no botão de “Pesquisa” junto ao campo do NIF (505 497 689) e selecione a AFACIDASE. Por fim, pressione “Submeter”.
Contamos consigo ❣️

Marinheiros de Água Doce

Posted on Posted in Notícias 2018

Chegado mais um verão, os patalões não podiam deixar de ir dar uns mergulhos e trabalhar para o bronze. À semelhança dos anos anteriores, foi realizada mais uma colónia de férias, no entanto esta teve umas ligeiras alterações que fizeram toda a diferença para os utentes da AFACIDASE.

Se em anos anteriores a Colónia de Férias foi realizada durante uma semana seguida, este ano foi decidido criar um projeto um pouco diferente, de seu nome Marinheiros de Água Doce.

Entre 17 de julho e 31 de agosto, os patalões tiveram oportunidade de visitar várias praias fluviais, piscinas e piscinas-praia da região centro. As terças e sextas-feiras destas semanas foram passadas com muita animação, jogos, mergulhos, descidas de escorrega, visitas culturais, estimulação sensorial, entre muitas outras diversões.

Com início na Praia Fluvial de Aldeia Viçosa, os patalões seguiram rumo a vários pontos de água da região centro. Passaram por Castelo Branco, Covilhã, Mangualde, Ovar, Valhelhas, Sameiro, Caria, Vale do Rossim, Meimão e, como o bom filho à casa torna, terminaram em beleza na Piscina da Sicó, em Manteigas.

Fazendo o balanço destes dois meses, consideramos que de facto esta foi uma excelente opção, tendo em conta a possibilidade de todos os jovens participarem na colónia, podendo usufruir de momentos de lazer, o que ainda não tinha sido possível. A inclusão social passa também pela cultura, pelas atividades de lazer e, dentro das possibilidades da AFACIDASE, reconhecemos que este foi um projeto que cumpriu muito bem os seus objetivos.

Dados os custos associados a este tipo de iniciativa, não podemos esquecer o contributo essencial das entidades envolvidas, como juntas de freguesia, concessionários de praias fluviais e piscinas, câmaras municipais, entre outros. Para além disso, este é um projeto co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P., sem o qual dificilmente conseguiríamos realizar estas férias.

Jogos sem Fronteiras

Posted on Posted in Notícias 2018

Dia 5 de julho de 2018, foi dia de Jogos sem Fronteiras da AFACIDASE 
Contámos com a presença das seguintes instituições: ABPG, ADM – Estrela, APPACDM do Covilhã, APPACDM Fundão, APPACDM Viseu, Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco, Associação Paz e Bem do Soito, , APSCD de Fornos de Algodres, Cercig, CSCR – Lamegal, Quinta do Pezinho – Pinhel e Solar do Mimo -Seia.

Obrigado a todas as pessoas/entidades envolvidas, sem vocês não seria possível proporcionar um dia tão agradável como o de hoje!

 

17 anos a receber Sorrisos e a fomentar… Magia!

Posted on Posted in Notícias 2018

Aniversário AFACIDASE – 17 Anos a receber sorrisos e a fomentar… Magia!

Amigos é com muita alegria que partilhamos com vocês as comemorações dos 17 anos de vida da AFACIDASE!

Dia 15 de Maio esperamos por si nas nossas instalações, venha conhecer as atividades que desenvolvemos todos os dias com os nossos patalões.

A partir das 19 horas vamos festejar no Restaurante o Trenó, onde o valor do jantar reverte na totalidade para a AFACIDASE. São 12 sorrisos por adulto e 7 por criança até aos 12 anos, onde está incluído muita animação e fantásticas surpresas.