ATELIÊ DE OLARIA

Posted on Posted in Notícias 2019

A AFACIDASE está a desenvolver um Ateliê de Olaria, um projeto co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I. P..

Este projeto tem como principal objetivo equipar um ateliê de olaria para o desenvolvimento de peças feitas em barro, pintura de azulejos e chacotas. Pretende-se que os utentes da AFACIDASE trabalhem num ateliê diferente, com criatividade, criando as suas próprias peças, promovendo a sua motricidade fina.

Este projeto contará com a aquisição de materiais, equipamentos e matéria-prima para a criação das ditas peças.

PATALÕES TOUR DE VERÃO

Posted on Posted in Notícias 2019, Tudo sobre os patalões.

Mais um verão, mais mergulhos e bronze para os patalões! Como quem gosta repete, continuámos as voltinhas do ano passado, andando portanto, em Tour.

Entre 16 de julho e 30 de agosto, os patalões tiveram oportunidade de visitar várias praias fluviais, piscinas e piscinas-praia da região centro. As terças e sextas-feiras destas semanas foram passadas com muita animação, mergulhos e banhos de sol.

Percebemos, pela experiência do ano anterior, quais os locais preferidos dos patalões, tendo repetido alguns, no entanto tivemos algumas estreias.

Com início na Piscina de Belmonte, seguimos a nado para vários pontos do mapa do Centro. Valhelhas, Parque da Srª dos Verdes em Gouveia, Pinhel, Caria, Vale do Rossim, Sameiro, Castelo Branco, Covilhã e Manteigas foram os locais escolhidos para as restantes visitas e onde fomos ficando cada vez mais dourados! Pelo meio, ainda tivemos tempo para uma dormida em Viseu. Estivemos no Complexo Desportivo do Príncipe Perfeito, no Palácio do Gelo, onde jantámos e no segundo dia rumámos a Mangualde, para pisar a areia da Piscina Praia, onde mais uma vez fomos muito bem recebidos.

Foi um mês e meio de animação, sol, mergulhos, viagens, descobertas,… A AFACIDASE continua a trabalhar para dar às pessoas com deficiência momentos de lazer, prazerosos, que lhes proporcionem iguais oportunidades e satisfação pessoal.

Dados os custos associados a este tipo de iniciativa, não podemos esquecer o contributo essencial das entidades envolvidas, como juntas de freguesia, concessionários de praias fluviais e piscinas, câmaras municipais, entre outros. Para além disso, este é um projeto co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P., sem o qual dificilmente conseguiríamos realizar estas férias.

Jogos sem Fronteiras 2019

Posted on Posted in Notícias 2019

Dia 12 de julho a AFACIDASE realizou mais uma edição dos Jogos Sem Fronteiras. Esta é uma atividade que se tem realizado ao longo de vários anos e que traz até à Relva da Reboleira (Sameiro) cerca de 120 a 150 pessoas oriundas de várias instituições dos distritos da Guarda, Castelo Branco e Viseu.

Este ano tivemos o prazer de receber a ABPG – Associação de Beneficência Popular de Gouveia, APPACDM da Covilhã, Associação de Apoio à Criança do Distrito de Cas­telo Branco, Associação Paz e Bem – Pde José Miguel, APSCD Fornos de Algodres, Cooperativa Vários, Fundação Aurora Borges, CERCIG, CSCR Lamegal e Lar Residen­cial S. José – Quinta do Pezinho.

Tal como nos anos anteriores, o dia foi passado no Skiparque, onde foram realiza­dos vários jogos na parte da manhã, numa espécie de caça ao tesouro e diversas atividades de lazer na parte da tarde, como o slide, a canoagem e o trabalho árduo para o bronze. Os utentes das várias instituições puderam divertir-se e aproveitar um dia pleno de alegria, atividade e muito dinâmico. O almoço foi servido num ambiente de partilha, pela AFACIDASE, nas imediações do espaço onde decorreram as atividades.

Esta atividade continua a ser possível com o apoio de diversas entidades como é o caso do Skiparque, Câmara Municipal de Manteigas, padaria Pão da Vila, Bombeiros Voluntários de Manteigas, empresa de publicidade Via Rápida e Professor Carlos Bombas. Para além disso, este é um projeto cofinanciado pelo Programa de Finan­ciamento a Projetos pelo INR, I. P.

Para o ano lá estaremos de novo!

Testemunho de um amigo

Posted on Posted in Notícias 2019

O Sr. José Carlos Santos foi formador de pastelaria dos utentes e colaboradoras da AFACIDASE, no âmbito da rubrica de Formação do projeto “Ateliê de Doçaria” candidatado à da Missão Continente 2017.

Para além de formador, o Sr. José Carlos tornou-se um amigo da instituição, tendo já auxiliado a produção do ateliê em algumas ocasiões e tendo-nos recebido no seu estabelecimento (Padaria Dias) para uma visita à zona de produção de padaria e pastelaria.

O nosso bem-haja ao Sr. José Carlos e à Padaria Dias por este testemunho e por todo o apoio prestado à AFACIDASE.

18º Aniversário AFACIDASE

Posted on Posted in Notícias 2019

Celebrámos a maioridade, como bem gostamos, em família 
As festividades iniciaram com a cerimónia de abertura do 18º aniversário na nossa sede. Recebemos com muito carinho a nossa amiga Encarnación Pérez Alvarez, a impulsionadora desta causa que hoje completa 18 anos de vida!
A festa continuou na Filarmónica Popular Manteiguense – Música Nova, com uma degustação de vinhos Quinta dos Termos e um jantar servido pelo Restaurante O Olival.
Fomos brindados com uma fantástica noite de fados, nas vozes de Isabel Bicho e José Juvenal. Terminámos os festejos com os parabéns à nossa AFACIDASE!
Obrigado a todas as pessoas e entidades que colaboraram esta noite maravilhosa.
A totalidade dos fundos angariados com este jantar revertem para a AFACIDASE!

 

 

 

Ao consignar está a dar-nos um lar – IRS 2018 🤗

Posted on Posted in Notícias 2019

Na hora de preencher a sua declaração de IRS, consigne 0,5% à AFACIDASE.

Este gesto solidário não tem qualquer custo para si.

Quem optar por IRS automático deve escolher a entidade a consignar até dia 31 de março.
Através do Portal das Finanças, em Comunicar entidade a consignar IRS, clique no botão de “Pesquisa” junto ao campo do NIF (505 497 689) e selecione a AFACIDASE. Por fim, pressione “Submeter”.
Contamos consigo ❣️