Musicoterapia na Deficiência

O ano de 2020 foi um ano atípico a todos os níveis. No que toca às IPSS houve muitas atividades que deixaram de se realizar, como atividades ao ar livre, em parceria com outras instituições, idas a locais programados como colónias de férias. A AFACIDASE tentou colmatar esta falta com atividades que mesmo assim enriquecessem o dia-a-dia dos seus clientes, como é o caso da Musicoterapia.
Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia (1996): Musicoterapia é a utilização da música e/ou dos seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia) por um musicoterapeuta qualificado, com um cliente ou grupo, num processo de facilitação e promoção da comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. Estas são necessidades
observadas nas pessoas com deficiência e onde esta terapia pode ajudar bastante.
O projeto Musicoterapia na Deficiência é cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. e foi desenvolvido ao longo de 2020 por um Musicoterapeuta profissional, com sessões duas vezes por semana, que permitissem uma continuidade do trabalho desenvolvido. Infelizmente, perante a situação pandémica, fomos obrigados a reajustar as sessões algumas vezes, contando sempre com a compreensão do Musicoterapeuta.
Por ser um projeto importante e com valor terapêutico para os clientes da AFACIDASE, pretendemos dar-lhe continuidade em 2021.
Como diria o “professor” (como é carinhosamente chamado pelos patalões):
Saudações musicais!