Historial

AFACIDASE – Associação de Familiares e Amigos do Cidadão com Dificuldades de Adaptação da Serra da Estrela

 

Breve Historial

Foi no ano de 2000 que se iniciaram as movimentações tendentes à criação de uma associação que pudesse responder às carências sentidas por pais e familiares de crianças, jovens e adultos com deficiência no concelho de Manteigas.

Para a criação da associação foi muito importante o impulso e incentivo trazido pela mão de Encarna Pérèz Àlvarez, responsável pelo departamento social da Universidade de Salamanca-Espanha que, conhecendo alguns casos de deficiência em Manteigas e inteirando-se da inexistência de qualquer instituição que lhes prestasse o apoio necessário, tudo fez até conseguir reunir com alguns pais para lhes falar sobre as vantagens de se unirem e criarem respostas que servissem os interesses das pessoas com deficiência e suas famílias.

Assim iniciamos a nossa história alavancada pela Universidade de Salamanca que nos deu o empurrão e ajudou a dar os primeiros passos na constituição da AFACIDASE que a maioria das famílias com este tipo de problemática no seu seio, anseia por realizar.

Juntos pelo mesmo ideal, um grupo de pais lança mãos à obra decididos a lutar pela igualdade de oportunidades, pela melhoria da qualidade de vida e inclusão social das pessoas com deficiência.

A constituição legal da associação surge a 15 de Maio de 2001, data a celebrar… sempre, porquanto crescia a esperança de um futuro melhor para a educação e bem estar psicossocial das pessoas com deficiência e suas famílias, movida pela tenacidade de algumas boas vontades!

O voluntariado sempre esteve presente no seio da AFACIDASE, mas nos  primeiros tempos o voluntariado foi a força que moveu o nosso trabalho a todos os níveis, já que partimos para a esta aventura sem qualquer recurso financeiro.

A AFACIDASE viria a ser reconhecida como uma IPSS -Instituição Particular de Solidariedade Social em 2002 e a estabelecer protocolo com a Segurança Social para apoio financeiro a 8 clientes inseridos em resposta de CAO-Centro de Atividades Ocupacionais, em 2003.

O âmbito de atuação da AFACIDASE abrange toda a região da Serra da Estrela.