Marinheiros de Água Doce

Posted on Posted in Notícias 2018

Chegado mais um verão, os patalões não podiam deixar de ir dar uns mergulhos e trabalhar para o bronze. À semelhança dos anos anteriores, foi realizada mais uma colónia de férias, no entanto esta teve umas ligeiras alterações que fizeram toda a diferença para os utentes da AFACIDASE.

Se em anos anteriores a Colónia de Férias foi realizada durante uma semana seguida, este ano foi decidido criar um projeto um pouco diferente, de seu nome Marinheiros de Água Doce.

Entre 17 de julho e 31 de agosto, os patalões tiveram oportunidade de visitar várias praias fluviais, piscinas e piscinas-praia da região centro. As terças e sextas-feiras destas semanas foram passadas com muita animação, jogos, mergulhos, descidas de escorrega, visitas culturais, estimulação sensorial, entre muitas outras diversões.

Com início na Praia Fluvial de Aldeia Viçosa, os patalões seguiram rumo a vários pontos de água da região centro. Passaram por Castelo Branco, Covilhã, Mangualde, Ovar, Valhelhas, Sameiro, Caria, Vale do Rossim, Meimão e, como o bom filho à casa torna, terminaram em beleza na Piscina da Sicó, em Manteigas.

Fazendo o balanço destes dois meses, consideramos que de facto esta foi uma excelente opção, tendo em conta a possibilidade de todos os jovens participarem na colónia, podendo usufruir de momentos de lazer, o que ainda não tinha sido possível. A inclusão social passa também pela cultura, pelas atividades de lazer e, dentro das possibilidades da AFACIDASE, reconhecemos que este foi um projeto que cumpriu muito bem os seus objetivos.

Dados os custos associados a este tipo de iniciativa, não podemos esquecer o contributo essencial das entidades envolvidas, como juntas de freguesia, concessionários de praias fluviais e piscinas, câmaras municipais, entre outros. Para além disso, este é um projeto co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P., sem o qual dificilmente conseguiríamos realizar estas férias.

Jogos sem Fronteiras

Posted on Posted in Notícias 2018

Dia 5 de julho de 2018, foi dia de Jogos sem Fronteiras da AFACIDASE 
Contámos com a presença das seguintes instituições: ABPG, ADM – Estrela, APPACDM do Covilhã, APPACDM Fundão, APPACDM Viseu, Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco, Associação Paz e Bem do Soito, , APSCD de Fornos de Algodres, Cercig, CSCR – Lamegal, Quinta do Pezinho – Pinhel e Solar do Mimo -Seia.

Obrigado a todas as pessoas/entidades envolvidas, sem vocês não seria possível proporcionar um dia tão agradável como o de hoje!

 

17 anos a receber Sorrisos e a fomentar… Magia!

Posted on Posted in Notícias 2018

 

Aniversário AFACIDASE – 17 Anos a receber sorrisos e a fomentar… Magia!

Amigos é com muita alegria que partilhamos com vocês as comemorações dos 17 anos de vida da AFACIDASE!

Dia 15 de Maio esperamos por si nas nossas instalações, venha conhecer as atividades que desenvolvemos todos os dias com os nossos patalões.

A partir das 19 horas vamos festejar no Restaurante o Trenó, onde o valor do jantar reverte na totalidade para a AFACIDASE. São 12 sorrisos por adulto e 7 por criança até aos 12 anos, onde está incluído muita animação e fantásticas surpresas.

Consignação IRS | Um gesto solidário sem custos para si

Posted on Posted in Notícias 2018

Esta medida solidária decretada pelo governo há alguns anos, permite que 0,5% dos valores declarados em sede de IRS vão para uma IPSS em vez de ficarem com o próprio estado. O contribuinte não tem qualquer encargo adicional, é o estado que se compromete a respeitar a vontade dos contribuintes, sempre que estes coloquem a cruzinha no campo 11 do modelo 3 da Declaração de IRS e introduzam o NIF da instituição que pretendem ajudar.

O nosso NIF é o 505 497 689

A família AFACIDASE agradece o gesto solidário!

Desfile de Moda 2017

Posted on Posted in Notícias 2017

Pelo décimo ano consecutivo organizámos o nosso desfile de moda anual, inclusivo desde a sua primeira edição.

Dia 4 de Agosto o Parque da Várzea encheu para um belo espectáculo de moda, com alguns momentos músicas interpretados pela belíssima voz de Eva Santos  e o músico David Graça. Também os nossos jovens brilharam com danças e houve quem tivesse o prazer de partilhar o palco com Serena Martins.

A apresentação de todo o espectáculo ficou a cargo da fenomenal, Verónica González.

 

 

 

 

 

Contámos com a presença das seguintes coleções:

 

 

 

 

 

*Papelaria Papelito – Mochilas e malas

*Mammy Susy | “Feito à mão 100% com carinho” 

*Ecolã Portugal | “Unidade Produtiva Artesanal certificada, de origem familiar (terceira geração), que acompanha todo o ciclo da lã.” 

* Dona Chica | Loja Vintage

*Beatriz Costa | Designer de Moda 

*Catarina Craveiro | Designer de Moda

*Coleção Näz | “Marca de vestuário feminino que apresenta escolhas sustentáveis e fair-trade procurando também uma estética contemporânea e minimalista.”

 

Jogos sem Fronteiras 2017

Posted on Posted in Notícias 2017

Na passada sexta-feira, dia 21 de julho, decorreu a sétima edição dos Jogos sem Fronteiras da AFACIDASE, no SkiParque de Sameiro.

Foi um dia fantástico, onde contamos com a presença das seguintes instituições: ASTA, APPACDM do Fundão, Associação Paz e Bem do Soito, ABPG, APSCD de Fornos de Algodres, Centro Social e Paroquia de Dornelas, Casa Santa Isabel, CERCIG, ADM – Estrela, Ser para o Ser Inclusão no Coração e ATL do Refugio -Covilhã. Foram aproximadamente 200 pessoas entre jovens com deficiência intelectual, crianças, voluntários e técnicos das diferentes instituições convidadas.

Durante a manhã houve uma prova de orientação adaptada pelo SkiParque de Sameiro, onde as equipas tinham que concluir os jogos para descobrir o seu tesouro.

 

 

 

 

 

Terminando a “caça ao tesouro” almoçamos e partimos para os desportos náuticos, radicais e dança.