Marinheiros de Água Doce

EXIF_HDL_ID_1

Chegado mais um verão, os patalões não podiam deixar de ir dar uns mergulhos e trabalhar para o bronze. À semelhança dos anos anteriores, foi realizada mais uma colónia de férias, no entanto esta teve umas ligeiras alterações que fizeram toda a diferença para os utentes da AFACIDASE.

Se em anos anteriores a Colónia de Férias foi realizada durante uma semana seguida, este ano foi decidido criar um projeto um pouco diferente, de seu nome Marinheiros de Água Doce.

Entre 17 de julho e 31 de agosto, os patalões tiveram oportunidade de visitar várias praias fluviais, piscinas e piscinas-praia da região centro. As terças e sextas-feiras destas semanas foram passadas com muita animação, jogos, mergulhos, descidas de escorrega, visitas culturais, estimulação sensorial, entre muitas outras diversões.

Com início na Praia Fluvial de Aldeia Viçosa, os patalões seguiram rumo a vários pontos de água da região centro. Passaram por Castelo Branco, Covilhã, Mangualde, Ovar, Valhelhas, Sameiro, Caria, Vale do Rossim, Meimão e, como o bom filho à casa torna, terminaram em beleza na Piscina da Sicó, em Manteigas.

Fazendo o balanço destes dois meses, consideramos que de facto esta foi uma excelente opção, tendo em conta a possibilidade de todos os jovens participarem na colónia, podendo usufruir de momentos de lazer, o que ainda não tinha sido possível. A inclusão social passa também pela cultura, pelas atividades de lazer e, dentro das possibilidades da AFACIDASE, reconhecemos que este foi um projeto que cumpriu muito bem os seus objetivos.

Dados os custos associados a este tipo de iniciativa, não podemos esquecer o contributo essencial das entidades envolvidas, como juntas de freguesia, concessionários de praias fluviais e piscinas, câmaras municipais, entre outros. Para além disso, este é um projeto co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P., sem o qual dificilmente conseguiríamos realizar estas férias.